Gazeta Regional Estado

"Essa PEC tem um caráter duvidoso, por isso a gente tenta ampliar este debate cada vez mais", diz o diretor da FETRAFI-RS sobre a proposta de privatização da Corsan e do Banrisul


22/04/2021 - Fonte: Rádio Camaquense

Sérgio Hoff participou do programa "Camaquense News", da Rádio Camaquense.

 Nesta quinta-feira (22), conversamos com Sérgio Hoff, diretor da FETRAFI-RS, no programa "Camaquense News", da Rádio Camaquense. 

 O assunto da entrevista foi a PEC ( Proposta de Emenda à Constituição) 280/2019, que retira da Constituição do Estado a necessidade de plebiscito para a desestatização de empresas públicas e sociedades de economia mista gaúchas.

" Essa PEC tem um caráter duvidoso, por isso tentamos ampliar este debate cada vez mais", comentou. "  O governo apenas declarou a intenção de promover a venda da Corsan e deixar a porteira aberta para a venda do Banrisul mas até o momento não conversou com ninguém, não falou com os parlamentares... apenas usou os deputados do governo como porta-vozes. Por isso é importante que o governo e a população estejam lá para que o debate seja feito da forma mais branda e mais aberta possível", declarou.

 Durante a onversa, Sérgio Hoff apresentou o cronograma das audiências públicas e esclareceu sobre os pontos da Proposta.

 Para esta sexta-feira  (23), está marcada uma Audiência Pública Virtual  para Para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 280/2019 e a privatização do Banrisul, a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público da Assembleia, o Sindicato dos Bancários e a Fetrafi. Já confirmaram presença os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, o ex-presidente da Assembleia, Vieira da Cunha, o vereador e líder da oposição em POA, Pedro Ruas, deputados estaduais e federais. O debate será transmitido nas redes sociais dos promotores do evento.

 “As privatizações já mostraram que, além de não resolverem os desajustes das finanças públicas, também não melhoram os serviços prestados. Entre os principais problemas observados durante a gestão privada estão o não cumprimento de investimentos previstos em contrato, a queda na qualidade do serviço, a falta de transparência e o aumento de preços”, comentou o presidente da Frente, deputado estadual Zé Nunes (PT).

" Temos uma série de debates até terça-feira (27). Amanhã teremos uma audiência pública para tratar do Banrisul. Então pedimos que a população acompanhe, para estarem cientes do que está acontecendo e do risco que corremos de perder esta garantia constitucional de decidir em plebiscito sobre o destino das despesas públicas e garantir, cobrar dos deputados em que você votou, que conversem com eles sobre isso e peçam que ele se posicione contra a PEC 280", conclui.

Entrevista e matéria: Claudenir Sodré/ Gazeta Regional Online

Imagem: reprodução