Gazeta Regional Saúde

Fiocruz deve liberar mais 4,7 milhões de vacinas contra o coronavírus nesta semana


19/04/2021 - Fonte: Jornal O Sul

A previsão faz parte de um total de 18,4 milhões de doses de Oxford/ AstraZeneca previsto para até o dia 01 de maio.

 Nesta semana, a Fundação Oswaldo Cruz deve liberar mais 4,7 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. A previsão faz parte de um total de 18,4 milhões de doses previsto para até o dia 01 de maio.

 Na semana passada, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos entregou 2,2 milhões de vacinas na quarta-feira (14) e 2,8 milhões na sexta-feira (16), totalizando 5 milhões de vacinas entregues na semana.

 O cronograma da Fiocruz prevê que 100,4 milhões de doses serão produzidas em Bio-Manguinhos até julho, a partir de Ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado da China. Porém, a partir de agosto, a Fiocruz também deve começar a produção de Insumos para vacinas contra a Covid-19.

 A Fiocruz trabalha para incorporar a tecnologia de produção do IFA à planta industrial de Bio-Manguinhos e prevê que, no segundo semestre, será possível entregar 110 milhões de doses a partir de ingrediente farmacêutico ativo produzido na própria instituição.

 Sendo assim, o Programa Nacional de Imunizações deve receber, até o fim do ano, 210,4 milhões de doses do imunizante produzido no Brasil, além de 12 milhões de doses importadas da Índia.

Por: Claudenir Sodré/ Gazeta Regional Online

Imagem: reprodução