Gazeta Regional Agronegócio

Venda do tabaco já chega a 44%, conforme levantamento da Afubra


15/04/2021 - Fonte: Afubra

A velocidade das vendas supera a de 2020, que foi prejudicada pelo início da pandemia.

 O levantamento semanal da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), aponta a comercialização de 44% da safra de tabaco nos três Estados do Sul até o momento.

  As vendas mais adiantadas são as da variedade Burley, com 65%, e Comum, com 70%, enquanto as da Virgínia chegam a 39% da produção prevista.

 No Vale do Rio Pardo, em torno da metade da colheita foi entregue às indústrias, volume acima do registrado no mesmo período do ano passado, quando o percentual era próximo de 35%.

 A comercialização está mais adiantada do que em 2020 porque o início da pandemia da Covid-19 provocou alguns transtornos no ano passado, quando empresas fecharam teporariamente e acabaram não comprando a produção na época de costume. Neste ano, com a adequação dos protocolos, as negociações ocorrem de forma mais próxima do normal,

 Marcílio Drescher, tesoureiro da Afubra, disse que a qualidade desta safra está dentro do padrão, com exeção de áreas pontuais mais atingidas pela estigem ou ataques do pulgão. O volume de colheita estimado para a safra é de 606.925 toneladas nos estados do sul. O Rio Grande do Sul, maior produtor, contriubui com 263.971 toneladas.

 Por: Claudenir Sodré/ Gazeta Regional Online

Imagem: reprodução