Cultura e Lazer

Projeto “Fusca me Leva” teve passagem por Camaquã


09/01/2020 - Fonte: Catullo Fernandes

Com o objetivo de incentivar o prazer pela leitura o oficial da reserva da Brigada Militar, Simão Aires Parada, que atuou muitos anos em Camaquã, e seu filho o advogado e consultor jurídico, Vinicius Magalhães Parada criaram o projeto “Fusca me Leva”, que em sua primeira etapa teve como tema “Leitura e Memória de Barbosa Lessa”.

A dupla percorreu 1.823 km, entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2019, utilizando um veículo Volkswagen ano 1969 – um fusquinha cinza em tons de prata, que está registrando 50 anos – com média de 11,76 km por litro. Eles partiram de Balneário Camboriú (SC) no dia 10, e o trajeto executado foi através da BR 101, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com passagem pela ERS 786, BR 290 e BR 116, culminando com um percurso de 27 Km até o distrito de Santa Auta, em Camaquã, onde se localiza a Cascata Barbosa Lessa. A passagem pelo Sítio Água Grande aconteceu justamente no dia 13, quando Barbosa Lessa estaria registrando 90 anos de nascimento.

Durante o roteiro cultural foi realizada a distribuição de 200 exemplares da revista ilustrada “Lessinha e seus amigos”, de autoria de Catullo Fernandes. Foram visitadas as escolas Pequeno Polegar (Capivari de Baixo), João Paulo I (Tubarão) e Dom Pedro I (Tramandaí). Conforme Parada a proposta coincidiu com as vésperas do Natal e o encerramento do ano letivo. “Somos gratos ao escritor que nos ajudou a difundir a cultura vinculada ao mentor do Tradicionalismo, Luiz Carlos Barbosa Lessa, estimulando a leitura na mais tenra idade. Foram mais de 1.800 Km de estrada em quatro dias a 80Km/h. Neste ritmo se aprende que a paciência supera muitas coisas”, resumiu.

Os apoiadores desta primeira edição foram: CAPOCAM Associação Amigos da Água Grande, Atlântico Corretora de Seguros, Museu do Automóvel de Canela e Press Comunicação Visual. A próxima etapa do projeto “Fusca me Leva”, está sendo programada para março ou abril. A intenção é difundir a vida e a obra de Barbosa Lessa, no estado de Santa Catarina, tendo como objetivo subir a Serra do Rio do Rastro e descer pela Serra do Corvo Branco, visitando os municípios que integram aquela região serrana.

 

O fusca 1969 está registrando 50 anos

Entrega das obras em escola de Tramandaí

Fotos: Divulgação TCS