Gazeta Regional Camaquã

Emater/RS apresenta Dia de Campo


15/04/2019 - Fonte:

O vice-prefeito Jair Martins, juntamente com o Secretário da Agricultura e Abastecimento, Abner Dillmann, participaram na semana passada do Dia de Campo, realizado na propriedade de Otacílio Cláudio de Moraes, na localidade de Chácara Velha.

O evento é realizado pela Emater/RS em parceria com a Secretaria da Agricultura de Camaquã, que também contou com a participação de mais de 60 agricultores e entidades ligadas a agricultura.

Na ocasião foi apresentado quatro estações: Manejo e Conservação do Solo; Manejo Integrado de Pragas - MIP Soja; Semeadura e Velocidade de Plantio; Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários; Gestão da Propriedade.

O manejo Integrado de Pragas de Doenças em lavouras de soja (MIP), foi apresentado aos agricultores, mostrando o uso de diferentes técnicas que possibilitam um manejo eficiente das pragas, resultando em produtividade com sustentabilidade econômica e ambiental. 

A intenção é, através do monitoramento da lavoura feito em parceria com os produtores, observar os cultivos, para que seja avaliada em conjunto a necessidade de aplicação de algum agroquímico, evitando seu uso de forma indiscriminada e baixando os custos do produtor. “O manejo visa a questão econômica e a preservação ambiental. Para isso, o produtor deve criar o hábito de monitorar a lavoura e não utilizar aplicações de agrotóxicos sem a presença efetiva da praga”, ressalta.

Além destes dias de campo em MIP, outros acontecerão em mais de 50 municípios do Estado, visando à redução da aplicação indiscriminada de defensivos nas lavouras, diminuição dos custos e menos impacto ao meio ambiente.

Publicidade:
Publicidade: