Gazeta Regional Geral

Restaurante em SC distribui marmitas grátis para evitar desperdício de alimentos; 'Se precisar, solicite', indica placa


13/03/2019 - Fonte: G1

Um restaurante de Joinville, Norte catarinense, encontrou uma alternativa para evitar o desperdício de alimentos: pelo menos uma vez na semana, a casa oferece marmitas gratuitas. O projeto começou há cerca de três semanas e tem envolvido os funcionários, empreendedores e até mesmo atraído mais clientes.

 

"Marmita grátis, pegue se solicite no balcão", diz a placa instalada no estabelecimento que fica na Rua Itajaí.

 

A ideia partiu do dono do estabelecimento, Leandro Waismann, que ao analisar o processo de produção constatou a dificuldade de reaproveitar os alimentos de dias anteriores.

Além disso, o número de pessoas em situação de rua fez repensar a atitude de armazenamento. Leandro acabou mudando a rotina para matar a fome de quem precisa. Além disso, começou a estimular outros empresários do ramo sobre a nova atitude.

''Como encerramos o expediente na sexta, voltamos só na segunda-feira. Essa comida ficava armazenada, e não chegava boa na segunda, não era fresca. Tínhamos que jogar fora. Se isso for expandido, se o pessoal abraçar, a gente pode fazer, ao invés de jogar fora. Seria incrível'', disse.

O restaurante vende em média 30 marmitas por dia, no valor de R$ 10 a unidade. A ação tem gerado reciprocidade e atraído públicos de diversas áreas.

"Já veio vigilante de uma empresa próxima, outro trabalhador de uma lavação. Começou a atrair esse público, que passou a frequentar o local'', afirmou o dono do estabelecimento."

Publicidade:
Publicidade: