Gazeta Regional Geral

Dieta detox: quais as vantagens e desvantagens e quando é uma boa opção


13/03/2019 - Fonte:

Agora que o Carnaval terminou, parece que o ano começou de verdade, não é mesmo?  E depois dos exageros de fim de ano e férias, é normal querer fazer aquela  desintoxicação  e, de quebra, dar uma enxugada no corpo.

A dieta detox ficou famosa há alguns anos com o suco verde.  Apesar de estarmos mais familiarizados com tal a bebida e com termo, ainda surgem muitas dúvidas de como é essa dieta e se ela funciona.  Spoiler: não é só suco verde.

O  que é a dieta detox?

A dieta detox não é feita só de suco verde e nem é uma dieta líquida como muitos acreditam. Outro ponto importante é lembrar que não é um protocolo de emagrecimento, embora se, bem executado, pode ajudar a eliminar gordura. 

O detox  tem como objetivo eliminar toxinas após algum episódio de exagero. É claro que os órgãos do nosso corpo (intestino, fígado e rins) conseguem fazer esse processo naturalmente, mas não custa nada dar uma ajudinha evitando colocar ainda mais substâncias tóxicas pra dentro, né?

Como funciona ?

Se o objetivo é eliminar toxinas, a dieta detox vai priorizar alimentos naturais como frutas, verduras e cereais. Em contraponto, irá excluir produtos industrializados e processados, corantes, açúcares, conservantes, cafeína e bebidas alcoólicas. Existem diferentes  protocolos: de 7 dias, 14 dias, 28 dias e por aí vai. 

Quando  é uma boa opção?

Quando acompanhada de um profissional, a dieta detox pode ajudar na eliminação de toxinas, diminuir a retenção de líquidos e ser um ótimo pontapé para uma alimentação mais saudável. Iniciar pelo detox pode melhorar sua disposição, dar mais energia e assim você fica mais motivada para dar sequência a uma rotina alimentar mais equilibrada. Ou seja, pode ser aquele empurrãozinho que você precisa para resgatar o foco.

Quais  as desvantagens?

É importante frisar que trata-se de uma dieta restritiva e não deve ser seguida por muitos dias. Pode causar fraqueza, tontura, déficit de proteínas, desequilíbrio de vitaminas e minerais. Como já falei por aqui, para começar qualquer dieta, você deve procurar um profissional para que suas necessidades nutricionais sejam atendidas. 

Publicidade: