Gazeta Regional Cristal

Nome de Fábia Richter ganha força para o Ministério da Saúde no Governo Bolsonaro


20/11/2018 - Fonte: Igor Garcia - Portal Gazeta Regional On Line

Desde a última semana, o nome da Prefeita Fábia Richter da cidade de Cristal, vem sendo sondado para o Ministério da Saúde no Governo Bolsonaro.

A ideia veio através do Movimento Municipalista, que é uma rede que abrange todo o território brasileiro, integrada principalmente pelos gestores públicos municipais e inclusive do setor da saúde e que conta com o apoio, articulação, organização, tecnologia, representatividade e orientação técnica de grandes entidades em nível nacional.

E vem ganhando força diariamente desde então.

No último sábado(17), a notícia ganhou destaque na coluna da jornalista Carolina Bahia, no Jornal Zero Hora.

Segundo a jornalista, o nome da prefeita ganha força nos bastidores, e é apoiado por integrantes da Confederação Nacional dos Municípios(CNM) e do Conasems, Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde.

Fábia que é enfermeira por formação, e foi secretária de saúde por 12 anos, recebeu na tarde de ontem(19), o apoio oficial do Conselho Federal de Enfermagem(COFEN).

Confira a nota na íntegra:

Nota de apoio

 

O Conselho Federal de Enfermagem, por intermédio de seu Plenário, manifesta total apoio à Enfermeira Drª Fábia Richter, prefeita do município de Cristal/RS para o cargo de Ministra da Saúde, conforme veiculado nacionalmente.

A Enfermagem responde hoje pela maior força de trabalho da saúde do país, com compromissos que certamente farão parte das políticas públicas a serem encetadas pela profissional. Profissional de grande experiência e elevado conhecimento técnico, com invejável currículo, ocupante de relevantes cargos públicos, com notável desempenho, e sempre em defesa do Sistema Único de Saúde e de políticas públicas voltadas à nossa população.

Temos certeza de que, caso venha a assumir o Ministério da Saúde, saberá honrar o compromisso perante o povo de nosso país.

 

Informações dão conta, de que hoje(20), a FAMURS(Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) irá se manifestar publicamente e também declarar apoio oficial à prefeita de Cristal. 

 

Através das redes socias, circula desde o último sábado, uma lista, não oficial, de possíveis nomes para o Ministério:

Dep Mandetta; (que teria a preferência de Bolsonaro)

Dep Marcus Pestana;

Prefeita Fábia Richter;

Dep Ricardo Barros;

Henrique Prata; 

Nelson Teich;

David Uip; 

Francisco Balestrin;

Lincoln Lopes Ferreira;

 

Chama atenção, o fato de Fábia ser a única mulher da lista de cotados, e também a única enfermeira, já que os outros 8 nomes são de homens, e todos médicos.

 

Publicidade: