Gazeta Regional Camaquã

Presídio Regional de Camaquã está 303,2% acima da sua capacidade


12/10/2018 - Fonte: Susepe/RS e Diário da Manhã

O Presídio Regional de Camaquã, com capacidade para 94 vagas, tem uma população carcerária de 285 presos. Isso representa uma taxa de ocupação de 303,2%. Os dados foram divulgados pela Susepe/RS em agosto deste ano.

Para chamar a atenção para o problema, um movimento liderado pelo Poder Judiciário e pela sociedade civil, denominado Fórum Regional, atua em parceria com grupos de pesquisa da UCPel e UFPe na busca por soluções para o sistema carcerário. O movimento surge como uma alternativa para combater o descaso e ineficiência da política penitenciária no Estado, e é composto pela Vara Regional das Execuções Criminais (com jurisdição em Camaquã, Canguçu, Jaguarão, Pelotas e Rio Grande) e Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca de Pelotas.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel), Luiz Antônio Bogo Chies, alerta para o problema da superpopulação carcerária: “Queremos evitar que a Zona Sul se torne um ambiente propício ao avanço das facções criminais”.

 

Imagem: Reprodução 

Publicidade: