Gazeta Regional Geral

A prática de exercícios físicos reduz em 30% as chances de câncer de mama


11/10/2018 - Fonte:

Outubro é o mês de vestir rosa. Mês de conscientização sobre o câncer de mama — a doença que mais mata mulheres no Brasil.

 

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a estimativa de diagnósticos da doença entre 2018 e 2019 será de 59.700 novos casos da doença no País.

 

Para o presidente regional do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Mastologia, Eduardo Millen, a ineficácia da mobilização para reduzir os números de mortalidade está na quantidade de pacientes que realizam o exame de mamografia anualmente:

 

O exame — que deve ser feito uma vez por ano a partir dos 40 anos —  não é o único que faz diagnóstico da doença. Também podem ser acrescentadas à lista ultrassonografias, ressonâncias e, para de fato classificar um tumor como benigno ou maligno, a biópsia. A mamografia, no entanto, é a única que pode identificar microcalcificações na mama que podem vir a se tornar em um tumor.

 

“A ressonância e a ultrassonografia são indicadas para a população de alto risco, o que é apenas 10% das mulheres”, diz o médico com doutorado pela Unifesp.A

Publicidade: