Gazeta Regional Camaquã

Câmara Municipal prorroga prazo de entrega da redação do Programa Vereador Mirim 2018.


10/10/2018 - Fonte: Divulgação Câmara de Vereadores.

A Câmara Municipal decidiu prorrogar, por uma semana, o prazo para a entrega das redações, por parte das instituições de ensino, do Programa Vereador Mirim 2018. O prazo final, que seria nesta terça-feira (09), foi estendido para o dia 16 de outubro. Com isso, também fica prorrogado o prazo para a divulgação dos resultados da atividade. A lista com os nomes dos 15 alunos que serão os Vereadores Mirins será divulgada no dia 6 de novembro de 2018. A data, até então, era 31 de outubro.

A mudança nas datas ocorre por causa do cancelamento de aulas, por causa da chuva e da falta de condições das estradas, em algumas escolas que ficam no interior do Município.

A atividade educativa contempla todas as escolas de Camaquã – municipais, estaduais e privadas – e é voltada para alunos que estejam cursando do 6º ao 9º ano. Neste caso, 33 escolas estão aptas a apresentar aos alunos a ideia com o objetivo de despertar o interesse de participação deles no Programa Vereador Mirim 2018.

O que é o Programa Vereador Mirim?

O Programa Vereador Mirim foi criado neste ano em Camaquã pelo Poder Legislativo. A atividade pretende promover a relação entre a Câmara Municipal e as escolas sediadas no Município e aguçar a participação cidadã dos estudantes. Os alunos que estejam regularmente matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental poderão participar, por meio de um concurso de redação, e apresentar ideias para o desenvolvimento municipal.

Um grupo de 15 estudantes, o mesmo número de parlamentares, irá compor a Câmara Mirim e desenvolverá projetos para melhorar a vida das pessoas. O mandato simbólico dos vereadores mirins será de um ano e terá, entre outras atividades, reuniões preparatórias e uma Sessão Solene no dia 29 de novembro.

Como participar?

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental serão orientados, nas escolas que quiserem participar do programa, a escrever uma redação de no máximo 30 linhas. Cada instituição de ensino participante avaliará as redações internamente e enviará apenas uma para a Câmara Municipal.

Em 2018 as redações terão a temática “O Verdadeiro Papel do Vereador”. Após o recebimento de uma redação por cada escola que aderir ao Programa Câmara Mirim, uma comissão avaliadora, formada por professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), examinará os trabalhos e apontará os 15 melhores. No dia 06 de novembro os nomes dos 15 Vereadores Mirins serão divulgados.

Como a escola vai enviar a redação escolhida?

Após a escolha interna da redação a direção da escola deverá entregar, até às 17h30 do dia 16 de outubro, o texto presencialmente na secretaria da Câmara Municipal – Rua: João de Oliveira, nº 147, Centro – junto com a ficha de inscrição do aluno, preenchida e assinada pela própria direção da instituição de ensino, e ainda, pelo pai, mãe ou responsável pelo aluno.

A Sessão Solene do Programa Vereador Mirim acontece no dia 29 de novembro

Publicidade: