Gazeta Regional Camaquã

Câmara Municipal realiza nesta terça-feira evento voltado à educação sobre patrimônios culturais


09/10/2018 - Fonte: Divulgação

A Câmara Municipal realiza nesta terça-feira (09) um evento, chamado "Artífices da Cidade – O fazer e o pensar", voltado para professores, servidores de arquivos, bibliotecas, museus, servidores públicos e interessados no conhecimento sobre os patrimônios artístico e cultural.

O evento inicia às 10h30 no Plenário da Câmara de Camaquã. A partir das 13h30 às atividades serão realizadas no Museu Municipal Divino Alziro Beckel. O objetivo do evento é discutir práticas educativas e educação com os patrimônios. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3671-7518.

 

Programação:

I - PAINEL “Ações com os Patrimônios e a Formação de Cidadãos -Relatos de Experiências.” Plenário da Câmara de Vereadores – 10h30

1- Dinâmica com Jogo Dramático: Patrimônios em Risco.

2- Mesa de Debates.

Giane Zanella Atallah: Doutora (2018) e Mestre (2011) em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas/RS - UFPel . Especialista em Patrimônio Cultural: Conservação de Artefatos (1997) pela UFPel . Licenciada, Plena(1993) pela Universidade Federal de Rio Grande/RS . Dirigente do Núcleo de Patrimônio, composto pela Fototeca Municipal Ricardo Giovannini e Pinacoteca Municipal Matteo Tonietti - Prefeitura Municipal de Rio Grande/RS. Professora de História da Rede Municipal de Rio Grande/RS.

Joana Lizott: Graduada em Museologia e Bacharel em História pela UFPel. Atuação no Museu Histórico Regional de Passo Fundo (2012-2014) e atualmente no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo CA/UFPEL, em Pelotas.

Márcia Vargas: Professora de Arte em Gravataí e Alvorada/RS. Especialista em Supervisão Escolar. Museóloga COREMRS 210-I. Coordenação Compartilhada da Rede de Educadores em Museus do RS

 

II- Reunião Aberta sobre Riscos aos Patrimônios – Incêndio no Museu Nacional – Membros da 7ª e 6º Região Museológica e demais interessados.

Almoço por adesão – Mezanino do Restaurante Tempero Brasil.

 

III - “Ações com os Patrimônios e a Formação de Cidadãos -Cultura Material. Trabalho como Categoria.” -Museu Divino Alziro Beckel – 13h30

Lionei Brocca: Professor das redes municipal e estadual de Camaquã, mestrando no programa de Educação Profissional e Tecnológica do Ifsul- Campus Charqueadas.

Thaís Oliveira: Graduação em Museologia pela UFRGS. Estágio Museu Joaquim José Felizardo/POA e DELFOS/PUCRS. Assessoria museológica na exposição "Caio Fernando Abreu - Doces Memórias" SESC Copacabana/RJ. Atualmente concursada no Museu Municipal Divino Alziro Beckel em Camaquã/RS.

Publicidade: