Gazeta Regional Chuvisca

Sicredi reúne associadas para curso sobre aproveitamento integral de alimentos


03/07/2018 - Fonte:

A Sicredi Zona Sul RS, em parceria com o Senar-RS, realizou entre os dias 11 e 13 de junho o Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos, reunindo dez associadas da agência do município de Chuvisca. O curso, com carga horária de 24 horas, tem como objetivo ensinar a planejar cardápios através do aproveitamento de alimentos. A instrutora do Senar-RS, Márcia Centeno, explica que o curso busca oferecer alternativas de geração de trabalho e renda aos participantes.

No conteúdo são trabalhadas informações importantes sobre a sobre a pirâmide dos alimentos, as funções dos alimentos, alimentos funcionais, patologias, alimentação nos diferentes ciclos da vida, higiene, conservação e armazenamento de alimentos, prevenção de acidentes na cozinha, recomendações para uma vida saudável, segurança alimentar e nutricional sustentável. Ao final as participantes realizaram várias receitas e puderam degustar das suas produções, como bolo de cascas de banana, Fanta caseira, bolachas de aveia, banana e canela, bolo invertido de abacaxi, geleia e cri-cri de laranja, panquecas nutritivas, molhos, pão de feijão, nhoque de abóbora, chips de batata doce com orégano, pizza de farelo de trigo, docinhos de brigadeiro e beijinho de mandioca, torta de aipim, farofa alternativa, torta de talos e folhas, entre outros.

Para a gerente da agência do Sicredi de Chuvisca, Tailani Correa Szarblewski, essa foi uma parceria de sucesso, através da qual será possível oferecer cursos de diversas categorias, cumprindo a missão do Sicredi de agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. “Este curso foi muito interessante, pois nossas associadas aprenderam a elaborar pratos, bolos, doces, e muito mais, aproveitando o alimento como um todo, sem nenhum desperdício. Aprenderam que com cascas, folhas e talos também podem ser preparados pratos deliciosos e ricos em vitaminas.”

O próximo curso será em setembro, e o interesse das associadas é que vai determinar o tema. As opções são para o curso de panificação caseira (3 dias), tortas e docinhos (2 dias) ou bolachas e salgados (2 dias). Para estes cursos do Senar as turmas são de no máximo 15 alunos, por isso é preciso que as associadas interessadas compareçam na agência para fazer suas inscrições. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3611.7276.

Fotos: Divulgação

Publicidade: