Gazeta Regional Região

Nasa disponibiliza imagem da Lagoa dos Patos


01/07/2018 - Fonte:

As belezas da Lagoa dos Patos são indiscutíveis de qualquer ângulo e, agora, uma imagem bem diferenciada foi disponibilizada pela Nasa, mostrando não apenas um outro olhar, mas colorações que não se costuma ver em suas margens.

Os dados usados ​​para criar a imagem foram coletados em 24 de maio de 2018 e mostram, segundo o site OceanColor, da Nasa, sedimentos suspensos, fitoplâncton, vegetação aquática submersa e matéria orgânica dissolvida colorida, que contribuem para as muitas cores observadas na imagem Landsat 8 da Lagoa dos Patos.

Em observação bem detalhada, é possível também ver os traços dos maiores mananciais que desaguam na Lagoa, como o Guaíba, o Rio Camaquã, Arroio São Lourenço, Arroio Grande, por exemplo.

Curiosidades

A Lagoa dos Patos é a maior laguna da América do Sul. Tem 265 quilômetros de comprimento, 60 quilômetros de largura (na sua quota máxima), estendendo-se na direção norte-nordeste-sul-sudoeste, paralelamente ao oceano Atlântico.

O nome estaria ligado às tribos de índios que habitavam a região do Rio Grande do Sul, conhecidos como "patos". Sempre houve dúvidas quanto a denominação correta (se seria lagoa, lago ou laguna), principalmente em função da ligação direta com o mar, através da barra na Praia do Cassino, no município de Rio Grande. Os geógrafos e os geólogos consideram-na uma laguna, pela ligação direta com o oceano e por sua água salobra (com salinização variável, dependendo da época do ano e das ocorrências de estiagens). Enquanto os especialistas não chegam a um acordo, permanece a tradicional e consagrada denominação de Lagoa dos Patos.

Apesar de alguns mapas já citarem como laguna dos Patos a referida laguna, a maioria dos mapas oficiais continua referindo-se a ela como Lagoa dos Patos, de uso mais consagrado.

Confira algumas imagens do nosso arquivo que mostram a Lagoa em diferentes épocas do ano e diferentes ângulos em São Lourenço do Sul e Arambaré.

Imagem 1: Nasa/Reprodução

Fotos: Gazeta Regional

Publicidade: