Gazeta Regional São Lourenço

Foco de Aedes aegypti é encontrado em São Lourenço


14/06/2018 - Fonte:

A Prefeitura e São Lourenço do Sul está adotando medidas preventivas, após a localização de um foco de Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue zika e chikungunya, por exemplo. O foco foi localizado durante visita de rotina em uma armadilha no bairro Navegantes.

Imediatamente foi realizada uma reunião após a confirmação pelo laboratório regional (LACEN), no dia 12 de junho de 2018, no Gabinete da Secretaria de Saúde, onde participaram a secretária, supervisão da Atenção Básica e da Vigilância Ambiental para planejar estratégias de ação para a delimitação de foco, que conta com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde do bairro Navegantes. Delimitação de Foco são visitas realizadas em 100% dos imóveis incluídos em um raio de 300 metros à partir do foco. Esta ação teve início na manhã de quarta-feira (13).

Durante a reunião foram entregues aos Agentes de Combate a Endemias, material de trabalho (bolsas e bonés), que facilitarão melhor identificação durante suas visitas. Outro assunto abordado foi o início dos trabalhos de Levantamento de Índice Rápido (LIRA), que está acontecendo durante essa semana, de 11 a 15 de junho. São visitas realizadas em imóveis através de sorteio de quarteirões feito por um programa do Ministério da Saúde, intensificando as abordagens de prevenção ao Aedes em ações conjuntas entre 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e Agentes de Combate a Endemias por toda zona urbana. Por determinação do Ministério da Saúde devem ser realizados quatro ciclos de LIRA por ano.

Foto: Ilustrativa/Reprodução

Publicidade: