Gazeta Regional Região

Camaquã sedia etapa da CONAE 2018


21/05/2018 - Fonte:

A Conferência Nacional de Educação 2018 (CONAE), em sua etapa intermunicipal, foi organizada pelo município de Camaquã com os municípios da Associação dos Municípios da Costa Doce (ACostaDoce), que envolve Amaral Ferrador, Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Cristal, Chuvisca, Cerro Grande, Dom Feliciano, Guaíba Mariana Pimentel, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes, acatando as deliberações da 3ª Conferência Nacional de Educação.  A Conferência Intermunicipal ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Camaquã, nos dias 16 e 17 de maio de 2018, das 18h30 às 22h.

A presidente da Associação dos Municípios da Costa Doce, secretária Eva Rosi Bueno Nunes fez a abertura do evento, destacando a importante parceria e colaboração entre os municípios, a qual resultou no sucesso da etapa intermunicipal. O vice-prefeito, Jair Martins destacou a importância de Camaquã, como polo regional e referência na realização de discussões sobre educação e de eventos como este.  

A 3ª CONAE foi precedida por uma etapa preparatória, em 16 de maio, com discussões sobre os oito eixos temáticos, que norteiam as considerações sobre o documento-referência da CONAE 2018, explanados por expositores representantes da ACostaDoce. Na noite do dia 17 de maio, ocorreu a Conferência, com a plenária final de apresentação e votação das proposições elencadas nas salas de discussão da pré-etapa. A Conferência contou com a participação das autoridades locais e escolas municipais, estaduais e privadas. O documento referência foi encaminhado previamente às escolas para que todos os profissionais tivessem conhecimento de seu conteúdo e com isso pudessem debatê-lo no seu ciclo, dessa forma participando da Etapa Intermunicipal – Camaquã com maior propriedade no assunto, estimulando a contribuição coletiva.

A Etapa Intermunicipal da 3ª CONAE teve um caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas a serem encaminhadas para Etapa Estadual, que subsidiarão a efetivação e a implementação do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração. Ao final da Conferência, foram escolhidos dez delegados que seguirão participando das demais Conferências que compõem a CONAE, cuja etapa nacional ocorrerá em novembro deste ano.

Fotos: Divulgação

Publicidade:
Publicidade: