Cultura e Lazer

Prefeitura realiza reuniões do projeto Buscando Caminhos do Turismo


27/04/2018 - Fonte:

No dia (26), o secretário da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude de Camaquã, Mario Garcia e a diretora de Turismo Nilza Tessmann estiveram em visita à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), em Porto Alegre, acompanhados do tetraneto do general Bento Gonçalves da Silva, Raul Justino Moreira, do professor Antonio Carlos Rodrigues, do diretor adjunto do DAMEPP e da Societá Italiana, Érbio Andretto, quando se reuniram com a chefe de gabinete Lilian Maiara  Zenker e com o diretor dos Municípios Claudio Dilda.

O assunto da reunião foi o projeto Origem Farrapa que trata da construção de um Memorial Náutico na Pacheca, formado pelas réplicas do Estaleiro e do barco Seival, idealizados por Guiseppe Garibaldi e pelo general Bento Gonçalves da Silva, durante a Revolução Farroupilha.

Na sequência, a comitiva esteve reunida com o consul Geral da Itália, Nicola Occhipinti. Na ocasião, se somaram ao grupo, a pesquisadora Elma Sant’Ana e o fotógrafo José Carlos Longhi, que juntos publicaram livros sobre a Revolução Farroupilha, e especialmente sobre a vida de Guiseppe Garibaldi e Anita, assunto que une Brasil e Itália.

Neste encontro, além da explanação do projeto Origem Farrapa, foi mencionado o projeto Gemelaggio de Camaquã – Brasil e Gênova – Itália elaborado pelo Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã (NHPC), e Érbio Andretto da Societá Italiana. Ao consul, foram entregues os livros Revolução Farroupilha em Camaquã de autoria do Dr. João Máximo Lopes e Annita, de Elma Sant’Ana, referentes aos assuntos debatidos.

Fotos: Divulgação

Publicidade: