Gazeta Regional Economia

Faltam 12 dias para acabar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda


18/04/2018 - Fonte:

Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para acertarem as contas com o Leão. Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa.

Para evitar diversos problemas, como falta de documentos ou a possibilidade de congestionamento no sistema nas últimas horas de entrega, a contadora Maria Helena Fonseca Borges, do Grupo Sultec, dá algumas dicas:

- Ter em mãos todos os dados para identificação do contribuinte, tais como: nome, cpf, data de nascimento, título e endereço.

- Ter em mãos o comprovante de rendimentos recebidos de pessoa jurídica, contendo nome da fonte pagadora, CNPJ e valores. Esses documentos são entregues pela fonte pagadora.

- A ficha de dependentes ou alimentados a partir de 8 anos completos até 31/12/2017, tem a obrigatoriedade de ter CPF para ser cadastrado no IR.

- Na ficha bens e direitos, tem que ter em mãos o carnê do IPTU para colocar os dados do imóvel, tais como, inscrição no IPTU, área total do imóvel.

- Quando tiver veículos a partir desse ano temos um campo específico para informar o RENAVAM do mesmo.

- Para enviar a declaração não precisa mais ter um programa separado para o envio, pois o Receitanet já esta unificado ao Programa do IR.

 

Outra dica muito importante: Devem declarar o IR contribuintes que receberam no ano de 2017, rendimentos tributáveis, que totalizaram mais de R$ 28.559,70, ou seja, trabalhadores ou pensionistas com renda mensal com valor de mais de R$ 1.903,98  mensais.

Por mais que a Receita Federal venha se aprimorando, não se deve confiar totalmente no sistema. Assim, mesmo que o contribuinte tenha deixado para fazer a declaração nos últimos dias, não deve deixar para o limite do prazo.

Fique atento, não perca o prazo!

 

Dicas por Maria Helena Fonseca Borges CRC 078416/O/RS Escritório Sultec

Fone: 51-3671-3647

 

 

 

Publicidade: