Cultura e Lazer

Zé Adão Barbosa em cena no Porto Verão Alegre


04/03/2018 - Fonte: Catullo Fernandes

O ator, escritor e diretor Zé Adão Barbosa, reconhecido agitador cultural, fundador e instrutor da Casa de Teatro de Porto Alegre, e também do TEPA - Teatro Escola de Porto Alegre, está de volta à cena teatral. Ele esta atuando na montagem “Pequeno trabalho para velhos palhaços”, que abriu a programação do Porto Verão Alegre 2018. A nova temporada no Teatro Renascença (Érico Veríssimo, 307), com sessões de sexta-feira a domingo, às 20h30min, fica em cartaz até o dia 18 de março, com ingressos no local a R$ 40,00.

Na peça, com texto do romeno Matéi Visniéc, um dos autores contemporâneos mais montados no Brasil, três palhaços desempregados se reencontram quando se candidatam à mesma vaga de emprego. O clima saudoso e amistoso dos velhos amigos logo dá lugar a uma disputa acirrada pela sobrevivência.

A direção do espetáculo é de Adriane Mottola, com atuações de Arlete Cunha, Sandra Dani e Zé Adão Barbosa. A composição sonora original é de Álvaro RosaCosta, com piano de Simone Rasslan e “Canção para velhos palhaços” composta por Álvaro e Leandro Maia.

Zé Adão, filho do saudoso vereador José Adão de Assis Barbosa, nasceu em Porto Alegre, e com um ano de idade a família foi para Jaguarão. Dos 12 aos 18 viveu em Camaquã, onde começou a atuar no teatro aos 16 anos, na Escola Normal São João Batista, o extinto Colégio das Irmãs. Logo a seguir na capital o jovem ator iniciou sua carreira.

Ao longo de sua trajetória diversos papéis no cinema, teatro e televisão. Um dos mais significativos foi o personagem Padre Lara no filme “O tempo e o vento”, com direção de Jayme Monjardim, e que também recebeu uma adaptação para a televisão. No teatro atua e cria roteiros, tendo dirigido entre outros clássicos: “O que terá acontecido a Baby Jane?”, “Escola de sereias”, e “A Casa das Três Irenes”. Entre outras distinções, Zé Adão é detentor de dois prêmios Açorianos de melhor ator, em 1988 e 2007.

Foto 1: Julio Appel

Foto 2: Arquivo Criarte

Publicidade:
Publicidade: