Gazeta Regional São Lourenço

Estado homologa decreto de emergência de São Lourenço


28/02/2018 - Fonte:

O Decreto Municipal que declara situação de emergência devido a estiagem de São Lourenço do Sul foi homologado pela Casa Civil do Estado nesta quarta-feira (28). Agora é necessário aguardar a assinatura do governador e a publicação no diário oficial do Estado, e o reconhecimento por parte da União e Secretaria de Integração Nacional, que é o órgão que trabalha a nível nacional com os decretos realizados pela Defesa Civil.

Após a publicação, será desencadeado o processo de que os agricultores necessitam para fins de justificar financiamentos e a nível nacional poderá ser realizado outros pedidos para obras de prevenção pensando em futuras estiagens, trabalhando para melhorar o planejamento e enfrentar outras situações. Os prejuízos em São Lourenço do Sul com a estiagem passam dos R$ 140 milhões.

Ainda nesta quarta-feira, equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Emater contabilizam os estragos com o granizo que atingiu o interior do município na terça-feira (27), elevando ainda mais o sofrimento das famílias do interior. A estimativa inicial é de que 500 casas tenham sido danificadas, algumas, impedindo até que os moradores continuassem habitando. Comércios, igrejas, carros também foram danificados fortemente no interior e lavouras inteiras de soja, arroz, fumo, milho e hortaliças que haviam resistido a estiagem, foram perdidas com o granizo. O município deve decretar nova situação de emergência, agora devido ao temporal.

Nesta quarta, o prefeito Rudinei Härter e o coordenador da Defesa Civil e secretário de Gabinete, Valdoir Ribeiro, estiveram em reunião com o coronel Alexandre Martins Lima, chefe da Casa Militar e coordenação da Defesa Civil Estadual, pleiteando recursos. Como encaminhamento, de imediato, foi enviado cerca de 2,4 mil metros de lonas para auxiliar parte dos moradores desabrigados pelo granizo. Há também a possibilidade de conseguir telhas e algumas caixas d’água. Outro ganho foi um caminhão com motorista para auxiliar no abastecimento de água e outros serviços relativos à estiagem.

Foto: Divulgação

Publicidade: