Gazeta Regional São Lourenço

Festas homenageiam Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes


01/02/2018 - Fonte:

Fieis realizam as homenagens para a rainha das águas, protetora dos navegantes: Iemanjá dos cultos afros e Nossa Senhora dos Navegantes para os católicos. Os festejos ocorrem nos dias 1º e 2 de fevereiro em São Lourenço do Sul.

No dia 1º, a Associação dos Cultos Afros (ACA), realiza a 39ª Festa de Iemanjá, com programação na "Praça do Jacaré", na Praia da Barrinha. As homenagens a Rainha do Mar já começam a tarde, a partir das 15h com pintura artística em rosto com Turma do Brinquedo. Às 17h o Trio Luxúria agita o público juntamente com o DJ Juninho e às 19h a Poseidon Academia irá colocar todos para se mexer com uma Aula de Dança. Às 20h haverá apresentação de dança com a Professora e Coreógrafa Dani. A abertura oficial da 39ª Festa de Iemanjá ocorre às 21h. A procissão lacustre ocorre a partir das 23h com saída em frente as Cabanas Recanto da Lagoa e chegada na Praia da Barrinha.

Já os católicos fazem as homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes na igreja que leva o nome da santa, no dia 02 de fevereiro. A 118ª edição da Festa inicia às 9h30 com a celebração da missa solene. Às 10h30 é realizada a procissão terrestre, fluvial e lacustre com a imagem da santa, o que costuma reunir uma multidão às margens do arroio e da Laguna para acompanhar a passagem das embarcações enfeitadas. A partir das 12h, será servido almoço com buffet, churrasco, frango, saladas, caldo, doces e bebidas no salão da comunidade. À tarde os festejos tem jogos, divertimentos, praça de alimentação e animação de Ano Luz Sonorização, além de show com o Grupo Marca e Raiz.

Foto: Arquivo/GR

Publicidade: