Casa e Conforto

Conforto é tendência no universo da decoração em 2018


30/01/2018 - Fonte:

De acordo com especialistas, uma das principais tendências de decoração no ano de 2018 está ligada ao conforto. Afinal de contas, a maioria das pessoas nutre dentro de si uma ideia de lar que, certamente, apresenta elementos de segurança e intimidade. Dessa forma, mesmo que as referências relacionadas a cores, formas geométricas e texturas mudem ao longo dos anos, este conceito continua sendo essencial para que o ambiente de uma casa seja aconchegante aos moradores.

Por isso, estudiosos de decoração de interiores acreditam que este ano é ideal para retomar, plenamente, esses conceitos e repensar a utilização do espaço, seja nos móveis, papéis de parede e até mesmo em um painel fotográfico. De fato, o conforto dentro de uma casa é a soma de uma série de fatores, dizem os estudiosos. Em primeiro lugar, o que mais traz impacto para uma pessoa – em primeira instância – é o visual. Por isso, eles indicam que vale a pena investir em uma iluminação adequada, devidamente planejada de acordo com os cômodos e o número de moradores. Nesse contexto, vale lembrar que este conceito pode variar, visto que – dependendo da idade, classe social e tamanho do imóvel – muitas condições podem ser alteradas.

Ainda, é importante ressaltar que conforto não significa, necessariamente, espaço. Dependendo do projeto adotado, um apartamento com quarenta metros quadrados pode ser mais confortável que uma casa de duzentos metros quadrados. Além disso, para essa tendência, é preciso levar em conta a localização geográfica do imóvel. Um tapete de lã não combina com pessoas que vivem no Nordeste do Brasil, mas pode ser indispensável para sulistas durante o período de inverno, por exemplo.

Na hora de pensar no conforto, decoradores ainda defendem que é necessário prestar atenção nas diferentes funções dos cômodos. No quarto, por exemplo, é possível contar com papéis de parede que apresentam cores quentes que passam uma ideia de conforto e proteção. Já na cozinha, podem ser utilizadas cores mais frias.

Outras opções disponíveis e que estão em alta no mercado são os papéis de parede com textura de palha natural, e molduras de isopor para teto. Para quem deseja um ambiente especial que transmite sensações de aconchego e intimidade, a dica é montar um painel fotográfico com viagens marcantes ou momentos inesquecíveis com familiares.

Por fim, especialistas indicam que a ideia de conforto está sempre ligada à personalização. Ou seja, mesmo sendo uma casa simples, os móveis, a iluminação e as cores devem demonstrar a personalidade e a singularidade de seus moradores. Além disso, decoradores recomendam a quem desejar fazer uma reforma em casa a fim de unir esses conceitos que invista um tempo de qualidade para fazer pesquisas específicas e achar as melhores referências, cores, empresas de papel de parede e de móveis, além de arquitetos e outros profissionais especializados na decoração de ambientes residenciais.

Fotos: Reprodução

Publicidade: