Viva!

Você utiliza o tênis certo para o seu tipo de pisada?


17/12/2017 - Fonte:

Vanessa Pereira Dias*

 

Estamos observando que grande parte da população pratica exercícios físicos com regularidade.

É muito importante usar o tênis adequado, pois ele amortecerá o impacto do pé com o chão e dará uma estabilidade aos movimentos, minimizando assim os riscos de dores nos pés, tornozelos, bacia, coluna e também os de lesões como: entorses, luxações, contusões e fraturas.

O tênis ideal deve respeitar:

- Estrutura do pé (plano, arqueado ou normal)

- Padrão de pisada (pronada, supinada ou neutra)

 É importante saber que tênis nenhum é capaz de corrigir a pisada. O tênis não tem capacidade de suportar um desabamento do arco plantar, por exemplo. Com o tempo, de uso, com a intensidade de um tipo de corrida em que o retropé sofre suas alterações perante o impacto, o tênis cede e nada é suportado ou corrigido.

Por isso, quando a ideia for corrigir uma estrutura em que existe um excesso de pronação ou supinação, indicamos as palmilhas corretivas. Muitas das lesões, quando diagnosticadas e avaliadas decorrem de alterações de base. As palmilhas corretivas são feitas sob medida para cada tipo de pé e adaptadas dentro do tênis utilizado para atividade física.

Você que pratica atividade física, cuide da sua pisada, procure um profissional para fazer uma avaliação.

 

*Vanessa é fisioterapeuta, atende no Espaço Bio que fica na Acindino Inacio Dias, 189. Ela pode orienta-lo quanto a sua pisada! Formação em Podoposturologia. CREFITO 5 – 83.365- F

Publicidade: