Gazeta Regional São Lourenço

Município oferta exame para diagnóstico da tuberculose


07/11/2017 - Fonte:

São Lourenço do Sul começou a ofertar o exame da prova turberculina na rede pública de saúde, um teste que dá o diagnóstico para a infecção da doença. Segundo informada pela Prefeitura, a prova tuberculina, também conhecida pela sigla PT, é o exame mais importante para o diagnóstico da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB). O exame é indicado especialmente para os grupos com maior risco de adoecimento por tuberculose.

Alguns grupos de risco para o adoecimento por tuberculose são compostos por pessoas transplantadas em terapia imunossupressora, pacientes com insuficiência renal que realizam hemodiálise, pessoas vivendo com HIV/AIDS e contatos dos casos de tuberculose (no caso, a família do paciente). “Prezando sempre pela melhoria no atendimento em saúde no município, a gestão atual, através da Secretaria Municipal de Saúde, inovou mais uma vez trazendo o exame da Prova Turberculina para a rede pública de atendimento do município”, diz a nota enviada à imprensa.

O teste se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea (pele) após a aplicação de derivado proteico purificado (PPD) como uma aplicação de injeção. A leitura é realizada entre 48h e 72h depois da aplicação. Os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde Central ainda estão em fase de treinamento em serviço, que está sendo oferecido pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde através de sua equipe técnica.

Foto: Divulgação

Publicidade: