Gazeta Regional Camaquã

FUNDASUL adere ao Outubro Rosa e orienta para a prevenção do câncer de mama


10/10/2017 - Fonte:

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada especialmente no mês de outubro e se dirige à sociedade e às mulheres para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Sendo assim, a FUNDASUL, em adesão à campanha, neste mês, promove atividades que tragam à tona o debate sobre a causa entre os alunos, os professores da instituição e em toda a comunidade.

 

Quando surgiu?

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde então, a atividade tem sido promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todos.

 

Importância do diagnóstico precoce

O câncer de mama tem atingido cada vez mais mulheres jovens e, conforme dados do Ministério da Saúde, é o tipo de câncer que mais vitima mulheres no Brasil. O autoexame deve ser rotineiro na vida de toda mulher. A mamografia deve ser realizada, segundo orientação dos especialistas, no mínimo, uma vez por ano. Conforme o oncologista Fernando Maluf, as taxas de cura da doença são elevadas, e podem chegar aos 95%, quando o diagnóstico é precoce.

 

Faça os exames

Fique de olho na programação dos órgãos de saúde. Especialmente em outubro, muitas instituições ofertam consultas, promovem campanhas, chamam a população para eventos de conscientização e de prevenção. Não fique de fora: abrace essa ideia e cuide-se sempre.

Texto: Júlio C. Souza/Assessoria Imprensa Fundasul

Publicidade: