Gazeta Regional São Lourenço

Dicionário de sobrenomes alemães será lançado neste sábado


05/08/2017 - Fonte:

O médico, escritor e historiador lourenciano, Edilberto Luiz Hammes, lança neste sábado (5), Dicionário de Sobrenomes de origem alemã de São Lourenço do Sul e das colônias adjacentes, obra com 912 páginas e descrição de mais de mil sobrenomes de imigrantes alemães que vieram, em sua maioria, no século 19, trazidos pelo empresário Jacob Rheingantz. A sessão de autógrafos será a partir das 14h no salão Três de Maio, Centro da cidade.

O livro é uma homenagem do autor ao bicentenário de nascimento de Rheingantz, que nasceu na aldeia de Sponheim, Alemanha, situada à época na Renânia Prussiana, em 10 de agosto de 1817.

Hammes publicou em 2010 a obra São Lourenço do Sul – Radiografia de um Município – Das origens ao ano 2000, com 2.096 páginas distribuídas em quatro volumes e em 2012 o livro Os pioneiros Hammes de São Lourenço do Sul e seus descendentes, ambos esgotados. Em 2014, A imigração alemã para São Lourenço do Sul – Da formação de sua Colônia aos primeiros anos após seu Sesquicentenário, este ainda disponível.

O autor relata que a ideia em escrever o Dicionário veio de sugestões de incontáveis leitores de seus trabalhos anteriores, de amigos e de pessoas que define como “forasteiros”, que têm seus antepassados em São Lourenço do Sul, curiosos por saberem suas origens. Para a melhor compreensão dos significados dos sobrenomes, da localização das cidades e aldeias (especialmente pomeranas) - onde nasceram os imigrantes que vieram para a colônia de São Lourenço no século 19 e de incontáveis informações, o autor dedicou quase cem páginas iniciais a esses dados, com vários mapas ilustrativos quase todos elaborados por ele próprio.

Foto: Divulgação

Publicidade: