Gazeta Regional Agronegócio

Colheita do milho segue em ritmo normal


13/05/2021 - Fonte: Emater

As informações são do informativo Conjuntural da Emater

A colheita do milho destinado à produção de grãos segue em ritmo normal, e já foi efetivada em 85% das lavouras. Nesta safra, destacam-se a ocorrência de enfezamento nas lavouras mais tardias, causando redução no potencial, e a estiagem, nas do cedo.

Na regional administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, a colheita evoluiu para 90% da área. A chuva da semana que passou contribuiu para o desenvolvimento das áreas em fase de enchimento de grãos. De maneira geral, observam-se sintomas de doenças transmitidas por cigarrinha, inseto que demandou atenção redobrada e manejos adicionais durante o desenvolvimento inicial das lavouras, tendo ocorrido inclusive dificuldades para o controle. Produtores relatam que a produtividade de algumas variedades sofreu forte impacto, enquanto que em outras o dano foi menos extenso.

Na de Ijuí, cultura em final de colheita. Produtores finalizam a semeadura de plantas de cobertura nas áreas destinadas à cultura do milho na próxima safra. Aumentam a procura e aquisição de sementes e fertilizantes para o próximo cultivo.

Na Campanha, regional de Bagé, segue a colheita. A proporção de lavouras colhidas é muito variável, entre 40 a 80%, conforme o município. Nas lavouras remanescentes, a formação dos grãos está completa, e produtores aguardam a redução dos níveis de umidade do grão para colher.

Em Hulha Negra, as produtividades variaram significativamente. Em lavouras com uso de híbridos com alto potencial genético, adubação correta na base e em cobertura e estande adequado de plantas, a produção alcançou em média 100 sacas por hectare. Nas áreas de sementes de híbridos salvas, sem fertilizantes, as médias foram significativamente mais baixas.

Na de Erechim, 97% da área de mais de 46 mil hectares foi colhida. Na de Santa Maria, segue a colheita. O rendimento médio da cultura permanece em seis mil quilos por hectare.

Na regional de Frederico Westphalen, a cultura encontra-se praticamente toda colhida, restando apenas algumas áreas plantadas na safrinha. Dos 82 mil hectares implantados, 99% já foram colhidos, com produtividade média de 4.140 quilos por hectare.

Na de Pelotas, a colheita avançou para 49% dos cultivos; outros 42% encontram-se em fase de maturação e maduro por colher. As áreas mais atrasadas estão em Canguçu, São Lourenço do Sul, Pelotas, Arroio do Padre e Turuçu.

Na de Porto Alegre, a colheita atingiu 80% dos cultivos. A maior parte do plantio de safrinha pós-fumo encontra-se em fase de maturação, sendo que a redução das chuvas em abril tende a reduzir a produtividade. Na de Soledade, 85% das lavouras estão colhidas, 9% maduras e 6% em enchimento de grãos.

Lavouras com semeadura tardia retomam o desenvolvimento com os bons volumes de chuvas ocorridos na semana. O potencial de produção dessas lavouras é bom, apesar da menor incidência de radiação solar e temperatura – condições normais para a época – e da ocorrência de estiagem em grande parte na fase de enchimento de grãos. Segue a colheita de lavouras prontas, com produtividades dentro da média esperada para esta época.

Na de Caxias do Sul, a colheita avançou e já atinge 85% da área cultivada na Serra, nos Campos de Cima da Serra e nos cultivos da região das Hortênsias. A colheita está mais atrasada nos municípios com áreas menos expressivas, como é o caso dos mais próximos a Caxias do Sul, Hortênsias e Aparados da Serra. Embora algumas lavouras tenham sofrido perdas acentuadas devido ao enfezamento e a alguma deficiência hídrica, o rendimento da safra se mantém dentro do esperado inicialmente, pois o rendimento de grãos nas áreas onde a cultura evoluiu normalmente superou as expectativas.

Mercado (saca de 60 quilos)

Conforme o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o preço médio do milho segue em elevação, com aumento de 2,03%, chegando a R$ 92,00/sc. O preço do produto disponível em Cruz Alta alcançou R$ 100,00/sc.

Texto: informativo Conjuntural Emater

Imagem: reprodução

Publicidade: