Gazeta Regional Estado

Governo do RS altera restrições de atividades


23/02/2021 - Fonte: Jornal O Sul

Está vetada a circulação de pessoas em locais públicos e comércio das 20h às 5h.

 Nesta segunda-feira (22), o governador Eduardo Leite anunciou mudanças nas restrições de atividades até o fim do mês.

 As novidades incluem a antecipação do horário de fechamento geral do comércio 9 incluindo supermercados) e de serviços não essenciais. Antes o período era  das 22h às 5h. Agora é das 20h ás 5h. Também foram autorizadas aulas presenciais da educaão infantil, bem como primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental em regiões com bandeira preta.

 A decisão é válida para todo Estado, independente da bandeira. Sobre a flexibilização das aulas, Leite atendeu à argumentação dos prefeitos sobre a dificuldade que os pais encontrariam por não ter com quem deixar os filhos  enquanto estão no trabalho, bem como impactos no processo de alfabetização das crianças por meio de aulas exclusivamente virtuais. Para os demais níveis de ensino, as atividades presenciasi seguem proibidas em regiões com bandeira preta.

 As mudanças, tanto no horário de suspensão de atividades, como do funcionamento da cogestão regional e das escolas, foram publicadas em decretos estaduais ontem (22) e já passaram a valer nesta terça (23).

 O sistema de cogestão será mantido.  As novas diretrizes foram comunicadas em transmissão nas redes sociais, após reunião com o Gabinete de Crise do Palácio Piratini e representantes da Famurs e associações regionais.

 No encontro, havia sido solicitada a manutenção da cogestão no distanciamento controlado ( por meio da qual é possível adotar protocolos da bandeira anterior à atual).

 O pedido foi aceito mediante algumas alterações e maiores restrições.

 Por: Claudenir Sodré/ Gazeta Regional Online

Imagem: reprodução/ O Sul