Gazeta Regional Estado

Santa Casa abre mais 17 leitos exclusivos para Covid-19 nesta quarta


29/07/2020 - Fonte: Correio do Povo

Ocupação de pacientes com coronavírus reduziu no início da semana, mas quadro segue grave no sistema de saúde.

 A Santa Casa abre, nesta quarta-feira, 17 novos leitos de UTI adulto destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes da Covid-19. De acordo com o diretor médico da Santa Casa de Misericórdia, Antônio Kalil, com essa ampliação o hospital chegará a 90 leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus, sendo que 73 já estão em operação. 

 Além disso, a Santa Casa também deve inaugurar, até o fim da semana, 10 leitos de UTI no Hospital Dom João Becker, em Gravataí, do qual é mantenedora e administradora. “Isso também deve servir um pouco para desafogar o sistema da Região Metropolitana, pois sabemos que pelo menos metade dos pacientes que vem pra cá não é da Capital, então acho que é importante”, diz Kalil.

 O aumento das internações, conforme Kalil, levou a Santa Casa a fazer "uma campanha forte" com a população, reforçando a importância do distanciamento social. "A gente tem visto que, apesar de abrirmos leitos, a ocupação deles é muito rápida", destaca. Kalil assinala que foi possível observar, nos últimos dias, uma possível tendência de estabilidade no número de pacientes. "Mas não dá pra gente cravar isso, porque é uma doença traiçoeira. Um dia está tranquilo e, em questão de horas, podemos ver a coisa aumentar de forma dramática."

 

 Além disso, Kalil reitera que a gravidade dos pacientes com a Covid-19 faz com que o tempo de internação seja prolongado, chegando a três ou quatro semanas em alguns casos. "Essa gravidade faz com que as UTIs acabem ficando com uma ocupação por muito tempo, são pacientes que precisam de cuidados muito importantes e é isso que faz com que a gente sempre tenha um receio, que tenhamos que estar sempre preparados para uma situação mais séria", comenta. 

  Desde junho, o Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa, que havia sido destinado para os atendimentos da Covid-19, está operando com lotação praticamente total, seja nas UTIs ou nos leitos de enfermaria. Os novos leitos serão instalados em uma área destinada para o novo coronavírus no Hospital Santa Clara. No total, são 48 leitos no Pereira Filho e serão 42 no Santa Clara. "Tínhamos prometido 80 vagas, mas como vimos que a situação realmente se agravou muito rápido, acabamos em 90", ressalta, reforçando que a expectativa da Santa Casa é que se mantenha a estabilização nas internações. 

Ocupação reduz, mas quadro segue grave

 Nesta terça-feira, pelo segundo dia consecutivo a ocupação de pacientes confirmados da Covid-19 em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto, em Porto Alegre, apresentou redução. O maior número foi registrado em 26 de julho, quando 313 pacientes nas UTIs tinham diagnóstico positivo da doença. No ínicio da noite desta terça, estavam em tratamento intensivo da Capital 304 confirmados e 48 suspeitos. Considerando todas as enfermidades, 690 pacientes estavam internados nos 788 leitos de UTI disponíveis às 20h30min, uma ocupação de 89,8%. 

 Porém, o monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mostrava ainda que 17 pacientes com a Covid-19 estavam internados nas emergências dos hospitais, aguardando leitos de UTI. Somando as internações de confirmados ou suspeitos em UTIs e nas emergências aguardando leitos, o total é de 375. Inicialmente, o número de leitos máximos com equipamento adicional no plano de contenção da Prefeitura era de 383 leitos.