Gazeta Regional Polícia

Golpe dos Nudes: Estelionatários extorquem vítimas através de perfis falsos na redes sociais


25/03/2020 - Fonte: Policia Civil

A Polícia Civil de Camaquã alerta a população em geral para um novo golpe que está sendo aplicado por estelionatários que tem origem a partir de perfis da rede social Facebook.

O golpe tem início quando uma mulher jovem adiciona o perfil da vítima ao dela. A suposta jovem passa a puxar conversa no Messenger do Facebook. Após envolver, seduzir e ganhar a confiança da vítima, a jovem pede para conversar através do aplicativo WhatsApp.

Com a troca de mensagens e fotos íntimas recebidas e enviadas, a vítima passa a receber contatos de um indivíduo que se identifica como sendo o pai da menor de idade, supostamente um agente policial do Estado. Esse individuo ameaça denunciar a vítima (homem) para as autoridades, a não ser que ela pague pelo silencio, caso não queira ser preso e responder pelo crime de pedofilia.

Para não ser presa ou processada, a vítima deposita dinheiro na conta do estelionatário. E assim concretiza-se mais um golpe.

 

Como evitar ser vítima do Golpe dos Nudes

A delegada da Polícia Civil de Camaquã, Viviam Sander, orienta a população para que preste atenção em perfis que são adicionados às redes sociais e dá também outras recomendações:

  • Evitar adicionar e conversar com perfis desconhecidos;
  • Evitar conversar com prefixos telefônicos desconhecidos;
  • Não trocar fotografias que possam ter conotação íntima, através do WhatsApp ou Messenger;
  • Jamais fazer depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos;
  • Se for vítima de algum golpe, procurar a polícia e registrar ocorrência.