Gazeta Regional Saúde

Nota de Esclarecimento da Associação Brasileira de Odontologia do Rio Grande do Sul (ABORS)


24/03/2020 - Fonte:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação Brasileira de Odontologia do Rio Grande do Sul (ABORS) – Regional Centro Sul vem a público expressar sua extrema preocupação com os Cirurgiões-Dentistas associados e toda a população. Segundo a Nota Técnica Nº 04/2020 da Anvisa, a assistência odontológica apresenta um alto risco para a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), devido à grande possibilidade de exposição aos materiais biológicos proporcionada pela geração de aerossóis durante os procedimentos.
Desta forma, recomenda-se, se não for clinicamente urgente, o dentista deve considerar adiar procedimentos odontológicos eletivos. Para procedimentos considerados clinicamente urgentes, os profissionais devem tomar uma série de medidas de modo a prevenir-se de uma possível infecção. A urgência de um procedimento é uma decisão baseada em julgamento clínico e deve ser tomada caso a caso.
Ressalta-se que como há a possibilidade de transmissão do novo coronavírus, mesmo em pacientes assintomáticos e como a assistência odontológica está no topo da pirâmide de profissionais em risco, recomenda-se que sejam realizados apenas procedimentos de urgência envolvendo dor, minimizando os riscos de infecções cruzadas.
Por fim, destaca-se que diversos associados já aderiram ao isolamento voluntário e aguardam novas orientações dos órgãos competentes para o retorno ao trabalho. Em caso de urgência, procure o seu dentista e peça orientações para o seu atendimento.

Atenciosamente,

Rafael Ciotta Alves
Cirurgião-Dentista e Presidente da ABORS – Centro Sul