Gazeta Regional Estado

Decreto restringe circulação de idosos em Porto Alegre


23/03/2020 - Fonte: Jornal do Comércio

Um novo decreto assinado neste domingo (22) pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior estabelece novas medidas de restrição para a circulação de idosos em Porto Alegre durante a pandemia do novo coronavírus. O texto determina situação de distanciamento social a toda pessoa com mais de 60 anos.

Fica permitido o deslocamento somente para a realização de atividades estritamente necessárias como atendimento médico e hospitalar, realização de exames laboratoriais, vacinação, aquisições em comércio de produtos alimentícios e em farmácias.
O idoso em deslocamento deve estar munido de documento de identificação para possibilitar a averiguação da sua idade pelo agente de fiscalização, sob pena de ser acompanhado até a sua residência para a devida identificação. Quem descumprir as determinações está sujeito a uma multa.
O decreto terá vigência por 30 dias.

Horário de restrição no transporte coletivo

Outro decreto da prefeitura de Porto Alegre, assinado na noite de sexta-feira, estabelece os horários para circulação de idosos no transporte público. Fica restrita a circulação de idosos nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Os idosos não estarão com seus benefícios habilitados para utilizar o cartão TRI nesses horários.