Gazeta Regional Estado

Ao menos 21 municípios registram falta de luz no RS


15/01/2020 - Fonte: G1 RS

Moradores de ao menos 21 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, relatam falta de luz na tarde desta quarta-feira (15). O problema teria ocorrido por volta das 16h. A maior parte dos relatos é de que o serviço foi interrompido por alguns minutos e voltou em seguida.

Na Região Metropolitana, a falta de luz afetou a operação do trem, que opera em velocidade reduzida. Segundo a Trensurb, o problema também impede a circulação de mais composições, " prejudicando a prestação de serviços no horário de pico". Às 16h50min, o intervalo entre as viagens nos dois sentidos era de 10 minutos.

A CEEE e a RGE afirmam que a instabilidade no sistema elétrico foi provocada por causa externa, afetando a transmissão de energia em diversos pontos do RS às 15h42min. 

De acordo com a RGE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que houve o "desligamento emergencial de duas linhas do sistema de transmissão que atendem o estado, com a consequente atuação do Esquema de Controle de Emergência do Rio Grande do Sul.  As cargas estão sendo restabelecidas gradativamente".  

O Corpo de Bombeiros disse não ter registro de incêndios em fios ou estruturas ligadas ao serviço.

Confira as cidades com registro de falta de luz

Alvorada, Alegrete, Arroio do Meio, Butiá, Canoas, Camaquã, Cachoeirinha, Guaíba, Encruzilhada do Sul, Esteio, Igrejinha, Lajeado, Gravataí, Porto Alegre, Minas do Leão, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Parobé, Pelotas e Viamão.

Curto-circuito em Porto Alegre

Quase simultaneamente ao apagão, houve curto-circuito que causou um princípio de incêndio em uma subestação de Porto Alegre. O incidente ocorreu na Avenida Senador Tarso Dutra. Segundo a CEEE, a equipe de manutenção trabalha para corrigir o defeito, que causa desabastecimento para 18 mil clientes. A previsão é que o serviço seja restabelecido às 19h.

Publicidade: