Viva!

Vai de bicicleta para o trabalho? Veja os benefícios desse hábito!


24/10/2019 - Fonte: Gear SEO

Melhora da frequência cardiorrespiratória e perda de peso são alguns dos benefícios para quem vai para o trabalho pedalando.

 

O trânsito é um dos problemas enfrentados pela maioria das pessoas, especialmente quem vai trabalhar logo cedo. O excesso de automóveis unido à poluição sonora e do ar afeta negativamente a qualidade de vida de toda a população. Nesse sentido, andar de bicicleta tem se tornado uma ótima alternativa.

 

Caso essa seja uma opção para você, é preciso tomar alguns cuidados. Suas atitudes de bom ciclista farão, com certeza, toda a diferença no trânsito. Além disso, escolher a melhor roupa para pedalar evita que você sue no uniforme.

 

Dentre os benefícios de quem se torna adepto ao transporte com bicicleta estão a melhora na frequência cardiorrespiratória, perda de peso e até aumento na  disposição para realizar as tarefas do dia a dia.

 

Benefícios de pedalar

Andar de bicicleta, além de ser, cada vez mais, uma ótima forma de ir para o trabalho, é também um exercício físico que tem vários benefícios para o organismo, considerando tanto o corpo quanto a mente.

Melhora cardiovascular

Andar de bicicleta é um esforço que, além de acelerar seus batimentos cardíacos, ajuda a regular a sua respiração. Em consequência disso, você terá uma melhora da circulação e oxigenação sanguínea, que, por sua vez, gera um melhor funcionamento de todo o organismo.

 

Esse benefício além de diminuir os riscos relacionados às doenças cardíacas e respiratórias, também melhora as taxas de colesterol e triglicérides no sangue e aumenta o fôlego.

 

Emagrecimento e ganho de tônus muscular

Para quem deseja perder alguns quilinhos, andar de bicicleta é uma ótima opção. Isso porque pedalar gasta muitas calorias, ajudando no seu processo de emagrecimento.

 

Além disso, o ato de pedalar impulsiona vários músculos do seu corpo e, consequentemente, fortalece a sua musculatura, deixando você mais torneado e com o corpo mais durinho.

Melhora da saúde mental

O hábito de andar de bicicleta também é sinônimo de ganho de saúde mental. Isso porque o exercício feito ao pedalar libera hormônios — como a endorfina —, responsáveis pela sensação de bem-estar. Ou seja, proporciona um relaxamento tanto físico quanto mental.

Poluição zero

Ao contrário dos automóveis que eliminam fumaças tóxicas continuamente através dos seus motores, as bicicletas não emitem nenhum tipo de gás ou elemento químico nocivo ao planeta. Elas são consideradas, portanto, um meio de transporte não poluente e extremamente sustentável.

Maior rapidez no trânsito

Outro benefício de se andar de bike é a possibilidade de ficar menos tempo no trânsito. A depender do trajeto, você consegue chegar mais rápido ao trabalho do que se fosse de carro.

Menos gastos com transporte

A bicicleta é considerada um dos meios de transporte mais baratos. Há ainda a opção de usar as bikes de aplicativos. Você vai pagar de acordo com o tempo em que você estava pedalando, sendo uma opção bem mais em conta para quem não quer — ou não pode — investir em sua própria magrela.

 

Cuidados necessários ao pedalar

Andar de bicicleta tem vários benefícios, mas a atividade exige também alguns cuidados, principalmente no quesito segurança. O primeiro deles é que o ciclista deve se orientar pela sinalização própria das ciclovias, nunca passando pelas calçadas — que é lugar exclusivo para pedestres.

 

Na falta das ciclovias, o ciclista deve se orientar pelas faixas, placas e semáforos. E nunca, em hipótese alguma, pode avançar o sinal vermelho, afinal de contas, ele deve obedecer às mesmas regras de sinalização dos demais automóveis.

Capacete

O capacete para ciclistas não é de uso obrigatório, mas pode evitar lesões graves na cabeça, caso o ciclista caia. No caso de uma colisão em que a pessoa é arremessada, por exemplo, o capacete evita que a pessoa tenha um traumatismo craniano.

Bicicleta em dia

Confira se os pneus da sua bike estão cheios o suficiente antes de sair pedalando. Além das rodas, olhe também se a corrente, o freio e o guidão estão em bom estado de funcionamento. Conferir se está tudo ajustado evita riscos, inclusive de acidentes mais graves.

Cuidado com a roupa

Ao pedalar, você pode acabar suando, o que é natural, mas não desejável, já que você não está a passeio, e sim a caminho do trabalho. Pensando nisso, existem algumas possibilidades que vão livrar você do mal-estar de chegar suado no destino.

 

Uma opção muito legal é usar uma camiseta anti suor, evitando assim que você precise trocar de roupa. Mas levar suas peças e deixá-las no trabalho é outra opção interessante. Quem tem banheiro com chuveiro disponível, pode até tomar um banho para só depois vestir o traje do trabalho.