Gazeta Regional Estado

Instalada a Frente Parlamentar de Incentivo ao Livro e à Leitura no RS


11/07/2019 - Fonte:

 

 

A partir desta quinta-feira (11) o Rio Grande do Sul conta com uma Frente Parlamentar de Incentivo ao Livro e à Leitura. Instalada em evento que homenageou os 20 anos do Sarau Elétrico em Porto Alegre, considerado o mais antigo encontro literário-musical do país, a Frente irá se dedicar a defesa das práticas de leitura, da valorização profissional dos(as) bibliotecários(as) e do cumprimento da legislação e das normas relativas às bibliotecas no Estado, assim como do fomento à cadeia do livro, da valorização dos(as) escritores(as), editoras, livrarias e livreiros(as).

De iniciativa da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), o evento no Memorial da Assembleia Legislativa realizado no noite desta quarta-feira (10), teve a presença de artistas, escritores, professores, bibliotecários e estudantes.

Incentivo ao Livro e à Leitura
O ato de instalação da Frente Parlamentar de Incentivo ao Livro e à Leitura contou com a participação da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe), Maria do Carmo Mizetti; da representante das Redes de Leitura, Viviane Peixoto; do Conselho Federal de Biblioteconomia no RS, Eliane da Silva Moro; do presidente da Câmara Riograndense do Livro, Isatir Bottin Filho; do presidente da Associação Gaúcha de Escritores (Ages), Alexandre Brito; e da presidente da Associação Riograndense de Bibliotecários, Morganah Marcon.

Conforme Sofia Cavedon, que presidirá a Frente, são várias Leis e normas que dispõem sobre a importância dessas práticas, bem como à implementação e expansão da rede de bibliotecas escolares é bastante consistente para a construção e o aprofundamento de uma política estadual do livro, da leitura e da literatura. No entanto, ressalta a deputada, "o atual cenário apresenta uma situação extremamente contraditória e crítica que toma direção inversa ao que preconiza a legislação vigente, fato que nos levou a propor a instalação desta frente dedicada a este tema tão relevante e prioritário, pois o acesso ao livro e às práticas letradas são fundamentais para o exercício da cidadania de forma crítica e autônoma".

Sofia destacou que  Estado foi pioneiro na implementação de um Sistema de Bibliotecas Escolares (SEBE), referendado pela Lei Estadual 8744/88 que cria o Plano de Expansão da Rede de Bibliotecas Escolares e estabelece um horário semanal de leitura nas escolas que constituem o Sistema Estadual de Ensino. "Mesmo apresentando um ordenamento legal consistente, em julho de 2018, através do Portal da Transparência, identificou-se que no Rio Grande do Sul, das 2.545 instituições de ensino existentes na Rede Estadual, somente 20 (menos de 1%) têm bibliotecários formados como responsáveis. De acordo com o censo escolar de 2018, o nosso Estado possui 9.981 escolas públicas e privadas e deste universo, somente 6.123 (61%) possuem bibliotecas. De outro, verifica-se as dificuldades crescentes daqueles que escrevem, editam, distribuem e vendem o livro de manterem esta dinâmica ativa. Considerando esses fatos foi que propomos a instalação da Frente de Incentivo ao Livro e da Leitura a fim de defender a abertura de bibliotecas em todas as escolas do Sistema Estadual, defender a nomeação de bibliotecários(as) a fim de qualificar e expandir o trabalho, apoiar a Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura, instituída pela Lei 14673/15 e mobilizar a sociedade para a valorização e fomento de práticas de incentivo à leitura", enfatizou a deputada.

20 anos de Sarau Elétrico
Sofia Cavedon também homenageou os 20 anos de Sarau Elétrico. Considerado o evento mais antigo de literatura no país, reunindo pessoas em torno do literário-musical o Sarau iniciou em 1999 e tem quatro edições por mês no coração do Bonfim, no Bar Ocidente (João Telles esquina Osvaldo Aranha).

Essa uma uma hora semanal de leitura, comentários música e humor foi apresentada e descrita pelos seus organizadores, Katia Suman, Luís Augusto Fischer e Diego Grando, que receberam de Sofia a Medalha do Mérito Farroupilha e uma placa alusiva aos 20 anos. O Sarau Elétrico acontece todas as terças-feiras.

O ato de instalação da Frente Parlamentar contou com a intervenção artística de Jairo Klein e Bárbara Catarina interpretando Dom Quixote e Sancho Pança.

Publicidade:
Publicidade: