Gazeta Regional Alvorino

MDB “embarca no Governo Municipal”


30/01/2018 -

Como já tínhamos noticiado no final de 2017, por mais de uma vez, o MDB não ficou muito tempo afastado do governo municipal. Por 16 anos participou da coligação juntamente como PSDB e outros partidos e agora, atendendo convite realizado pelo Prefeito IVO, volta a integrar o governo, pois “temos capacidade para contribuir com o município”, conforme afirmou ao Controle Geral o Presidente do Diretório do partido, no último sábado. Os Emedebistas estiveram reunidos no último dia 25 e decidiram por maioria de 36 a 2, participar do atual governo. Questionado se a questão do desgaste do governo foi analisado, Nelson Geiger Filho disse que quando se entra em um governo se assume o bom e o ruim e o partido pretende defender o atual governo em todos os aspectos.

 

Condições do Ingresso

A assunção ao poder se dará da seguinte forma: O Partido assumirá três secretarias municipais: Agricultura, Desenvolvimento Social e Indústria e Comércio. Uma Secretaria Adjunta, ainda a ser definida e 16 cargos em comissão (CCs). O ingresso se dará a partir de 1º de fevereiro, porém os nomes dos ocupantes dos cargos ainda estão sendo definidos pelo partido.

 

Hospital Saudável

O Programa Energia Para a Vida, é uma iniciativa do Hospital Nossa Senhora Aparecida, juntamente com a CEEE, Sindilojas Costa Doce, ACIC, Sistema Fecomércio SESC Senac Camaquã. A Campanha faz parte do Programa Hospital Saudável, mais energia para a saúde, visando a implantação de um programa que contemple o Hospital, o Grupo Ceee e a comunidade da região mediante arrecadação de recursos para a quitação/amortização de valores negociados junto a CEEE, fruto de fornecimento de energia elétrica ao HNSA. Participe doando qualquer valor descontado em sua conta de luz, preenchendo o formulário no site do hospital: www.funbeca.com.br/campanha-hospital-saudável.

 

São João Batista: 80 anos de história

O Colégio São João Batista, em abril de 2018, irá completer 80 anos. A historia inicia em fevereiro de 1938, quando as Irmãs Bernardinas, vindas do Estados Unidos, chegaram a Camaquã, atendendo ao convite efetuado pelo Pe. Luiz Walter Hanquet. Com a vinda destas irmãs tivemos o início de uma verdadeira revolução no ensino local. Para marcar os 80 anos desta história, o Humanize Centro Empresarial, está organizando uma intensa programação que vai iniciar no mês de abril de 2018, se estendendo durante todo o ano. Assim, a Humanize, juntamente com a Criarte, solicitam aos camaquenses que possuirem fotos ou documentos, que entrem em contato pelos telefones 3671-1352 ou 99811 5067, pois estes serão digitalizados e posteriormente farão parte de um memorial que será criado com o fim de manter para a história este acontecimento. Participe!

Prá você pensar:)

“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela”. (Charles Chaplin)

Torço pelo meio ambiente


23/01/2018 -

Um dos secretários mais preparados para estar a frente da Secretaria do Meio Ambiente em Camaquã é o atual, Renato Zenker, na minha opinião e na de muitos outros camaquenses. Renato, além de ser um técnico de qualidade, que entende do assunto, exerce sua função com capacidade, com projetos e além do mais, com enorme dedicação. Pois corre o boato de que Ele poderia ser substituído na Secretaria, o que, se ocorrer, será um enorme equívoco da Administração municipal, por tratar-se a pasta por Ele exercida de enorme importância e a que, no momento, tem projetos em desenvolvimento e muitos outros ainda por serem apresentados. Torcemos por Renato, para que Ele continue, para o bem de Camaquã. Torcemos para que se trate apenas de um boato maldoso com o nosso querido Secretário.

 

Questionado sobre a questão…

Na última edição do Controle Geral, questionado sobre a possibilidade de deixar a Secretaria, pelo Dr. Danilo Beltrami, o Secretário não desmentiu, nem confirmou a questão, apenas salientou: “Estou na Secretaria e lá trabalharei até o último minuto em que o Prefeito Ivo quiser, afinal a Secretaria é Dele e só a Ele cabe nomear ou destituir”. Grande Renato, fiél servidor do Prefeito IVO.

 

Entulhos

Sobre projetos do Meio Ambiente, salientamos este dos Entulhos, que começa a ser posto em prática no município, para minimizar um grave problema da cidade. Trata-se do primeiro passo para solucioná-los, a fim de atender uma Lei Municipal do ano de 2010 e que até agora não foi posta em prática. A população não coopera para o descarte correto dos resíduos e a responsabilidade pelos Entulhos é do gerador dos mesmos. Até um metro cúbico a Prefeitura recolherá, acima disto quem produziu terá de providenciar o recolhimento, segundo Renato. 

 

UPA atendeu mais de 10.000

Conversamos com o SM da Saúde, João Guilherme Godinho, que esteve no Controle Geral do último sábado acompanhado de seu Adjunto, Luciano Dias. O Secretário afirmou que mais de 10.000 camaquenses já foram atendidos pela UPA desde sua inauguração em 31.10.2017. Além disso, foram realizados mais de 40 mil procedimentos médicos no local. Segundo Godinho, a UPA é um sucesso em Camaquã. A unidade local é de porte 1, mas devido a grande demanda possui 4 médicos, e é atendida por cerca de setenta funcionários dedicados a causa. Uma media diária de 160 pessoas são atendidas no local. A unidade encontra-se habilitada junto ao Governo Federal desde o mês de dezembro, estando, portanto apta a receber os recursos, tanto do Governo do Estado, quanto do Governo Federal.

 

Pra você pensar:

“A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza”. (Nagib Anderáos Neto)

Torcendo os dedos!


16/01/2018 -

Confesso que sempre que se inicia um novo ano a primeira reação que se tem é que tudo vai dar certo, pode ser melhor, enfim, este ano vai! Mas raciocinando melhor, acho que teremos um novo ano cheio de dificuldades, sabem por quê? Já estamos pensando no carnaval, terminado este período de transição, que também é de férias, volta-se ao trabalho, mas em seguida tem a páscoa e já começamos a pensar em Copa do Mundo. É ano de eleição, e sabe como é, em tempos de pleito tudo fica difícil, o estado não pode contratar, vem a campanha e tudo fica emperrado, após as eleições já chegamos ao final do ano e logo se pensa no Natal, nas festas, enfim, tá difícil de acreditar que as coisas andem num ano assim, tão conturbado. Vamos torcer que eu esteja equivocado, que as coisas serão diferentes, que o país ande, que Lula seja julgado sem quebra-quebra e que a justiça seja feita, ou prá um lado ou prá outro! Nós ficamos aqui ó, torcendo os dedos prá que tudo dê certo, para o nosso bem!

Por aqui, calmaria!

E a calmaria tem justificativa: Com a Câmara em recesso, as fofocas pararam, e tudo anda mais calmo. Mas janeiro finda e logo se reinicia o ano Legislativo, e com ele a movimentação aqui na cidade. Torcemos para que neste ano se tenha mais calma entre os dois poderes. Torcemos para que haja maior entrosamento e entendimento para o bem do município. Claro que logo no início de fevereiro teremos o julgamento do processo II contra o Prefeito IVO. Se tudo der certo, como se espera, ele  terá então tranquilidade para governar o município, pondo em prática o seu plano de governo, pois até agora o que mais tivemos foi confusão!

Navegantes em Arambaré

Há 89 anos se realizava a primeira edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a Padroeira da Paróquia de Arambaré. Pois neste ano a festa está de volta com muita força e uma programação excelente aos tradicionais participantes do evento. O Tema geral será: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A Festa inicia dia 21 próximo com uma carreata, Às 09:00 hs, saindo do terminal turístico, passando pelo bairros da cidade, até o Salão Paroquial. Até o dia 2 de Fevereiro teremos novenas diárias, com diversos pregadores, se fazendo presentes. Venha participar com a comunidade de Arambaré desta tradicional realização local.

A Propósito...

O veraneio de Arambaré vai muito bem! O município continua recebendo visitantes e veranistas “às pencas”, o que é excelente para a economia da cidade. Vemos por lá placas de todas as regiões do estado, hotéis com lotação quase completa e muita gente na praia. Aliás, diga-se de passagem, elogiável a atuação do governo municipal quanto à limpeza da praia: um primor! Motivo para elogio dos veranistas. Os que possuem residência por lá terão até o dia 30.01 para quitar o IPTU com um belo desconto de 12,55% para pagamento em cota única. Aproveite!

Prá você pensar:

“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento”.(Clarice Lispector)

Ganhamos ou perdemos com a tecnologia!


09/01/2018 -

Em tempos de web, ditadura da internet e meios digitais, o jornalismo impresso está ficando cada vez mais obsoleto. Os jornais em versões digitais estão ganhando espaço no mercado. Muito se discute no jornalismo se as novas tecnologias e a internet vão mesmo acabar com os jornais impressos e as opiniões entre os profissionais da imprensa são variadas em diversos pontos. A Gazeta Regional, que há muitos anos irrigava de notícias impressas nossa região acaba de publicar sua última edição. As razões? Mudança de tecnologia, hábitos e costumes. Tornou-se inviável por aqui! O meio digital venceu, Ela, modernizou-se e está muito bem em seu novo modelo digital! Esperamos que continue assim ao longo dos tempos. Os jornais impressos talvez acabem um dia. Uma nova tecnologia surge com muitas vantagens sobre a antiga, pois trás mais atualidade e rapidez aos leitores. E rapidez é o que vivenciamos em nossos dias, muito embora ainda existam muitos “saudosistas” que curtem o costume de folhear o antigo impresso.

 

O novo Mínimo!

Ao finalizar 2017 o Governo Temer brindou aos assalariados brasileiros, mais de 70% da população, com uma correção para o salário mínimo de 2018 em 1,81%,  não é significativo, porém é o que a atual economia brasileira permite no momento de crise que estamos passando, afirma o Governo. De qualquer forma, o aumento da tabela do salário mínimo 2018 é muito aguardado por milhões de trabalhadores. Toda essa espera e ansiedade se dão porque muitos estão vinculados a este valor, não somente os assalariados, mas também qualquer pessoa que esteja inserida no mercado de trabalho. Este aumento mínimo retira poder de compra das pessoas e por sua vez afeta não só os trabalhadores, mas também ao comércio e a indústria que vê seu mercado reduzido em face da diminuição do poder aquisitivo do assalariado. Acredito que este valor trará muitas dificuldades a quem depende apenas deste para sobreviver.

 

Mudanças na política

Segundo informou o Vereador Vinicius Araújo, ao Controle Geral, no último sábado o MDB ou PMDB, até já nem sei mais, estará com seu diretório municipal reunido, no próximo dia 25 de janeiro, para decidir oficialmente se apoia ou não o atual governo. Convite já existe, só falta a decisão final, pois nos bastidores se sabe que o partido, embora não com unanimidade, pretende cair nas hostes do Governo IVO. Existem porém, vozes divergentes!

 

A Câmara deu aval!

Por unanimidade a Câmara de Vereadores deu aval por 15x0 para que Ivo não perdesse o mandato de prefeito, dizendo não ao processo que por lá tramitava. O eleitorado, em grande número não gostou do resultado. Não foram poucas as reclamações que recebemos em nossos programas diários no rádio. Mas a convicção dos integrantes do Poder Legislativo foi de que as alegações não eram suficientemente graves para que o primeiro mandatário perdesse sua condição de continuar governando. Desejamos sinceramente que em 2018 o Governo Municipal consiga implementar seu programa de governo.

 

Prá você pensar:

“Temos que reconhecer humildemente: desenvolvimento tecnológico não trouxe o desenvolvimento psíquico esperado. Algumas coisas melhoraram, outras pioraram. Transtornos emocionais, solidão, crise de diálogo.” (Augusto Cury)

COLUNISTA

Alvorino Osvaldt

Advogado e apresentador do programa Controle Geral da Rádio Camaquense.