Gazeta Regional Alvorino

Ceee fiscaliza suspeitos de “Gato”


11/05/2018 -

Após muitos avisos de que roubar energia elétrica é crime, a CEEE passou a agir contra os que a utilizam ilegalmente no município e na semana passada 78 consumidores foram investigados em Camaquã. Destes, apenas 4 tiveram de responder  processo junto a justiça sobre a incongruência existente entre o consumo e a conta. Felizmente o número é pequeno levando em conta a quantidade de pessoas que foram fiscalizadas. Mas fica o alerta!

Foto: Andreia Fantinel/CEEE/Divulgação

Mudanças no trânsito


10/05/2018 -

Conversamos no Controle Geral com o Diretor de Trânsito do município  Carlos Eduardo Guaspari. O Diretor informou que nos próximos dias deverão ser implementadas modificações no trânsito da Rua Prof. Luiza Maraninchi, que voltará a ter duplo sentido. A Manoel da Silva Pacheco também terá alterações já autorizadas pela comissão. Em breve também poderemos ter mudanças na Rua Antônio José Centeno.  Quanto ao estacionamento rotativo o Governo já enviou para a Câmara alteração de artigo da Lei que estava incompatível com a possibilidade de implantação. Logo que a Câmara aprove as alterações teremos a implantação, segundo Guaspari.

Foto: Reprodução

 

Há um equívoco


08/05/2018 -

É justo que a cada vez que temos a substituição de uma administração seja ela Federal, Estadual ou municipal, se conceda certo prazo para que um novo governo possa implementar o conjunto de princípios, idéias, normas e funções que tem o fim de ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização, no caso aqui, o município. Um tempo razoável para que os efeitos comecem a surgir é de meio ano, ou seja, seis meses. Passado este lapso de tempo, algo deve aparecer, ou para melhor, se as medidas estão surtindo efeito, ou para  pior se não. Digo isso porque tenho ouvido frequentemente representantes do órgão municipal se manifestarem culpando a ineficiência da atuação do governo por culpa do anterior. Ora, até pode ser que o governo passado tenha tido lá os seus equívocos, porém, a esta altura do campeonato não há mais que se falar do passado, pois a atual administração já teve um ano e meio para sanar as dificuldades que já devia saber que existiam quando assumiu o poder. Três meses antes de ascender ao governo, nomeou uma equipe de transição para tomar conhecimento das atividades municipais e quando foi empossado devia ter implementado as modificações necessárias. Desta forma, acredito haver um equívoco, já não é mais possível culpar o governo anterior por deficiências que poderiam ter sido corrigidas pelo atual.

Prá você pensar:

“Não há equívoco maior do que confundir homens inteligentes com sábios”. (Francis Bacon)

Foto: Arquivo/GR

Região repleta de gente nossa!


29/04/2018 -

O Controle Geral tem recebido todos os sábados uma seleção de pré-candidatos à Assembléia Legislativa que desejam concorrer a uma vaga nas eleições de 2018. Sábado passado estiveram Marcus Vinicius de Almeida, Paulinho Bicicletas e Everton Clarão. Já tivemos a presença de Vinicius Araújo que também pleiteia uma vaga.  Esta semana estiveram presentes Beto Grill, o ex-vice Governador do Estado, o vereador Lucinao Delfini e Renato Nogueira que deve concorrer a Deputado Federal. Todos os candidatos da região, neste ano tem o apoio da ACIC e do Sindilojas, e porque não dizer o nosso apoio, pois se quisermos algo melhor para a nossa terra, precisamos eleger gente nossa!

Prá você pensar:

“Não há uma estrada real para a felicidade, mas sim caminhos diferentes. Há quem seja feliz sem coisa nenhuma, enquanto outros são infelizes possuindo tudo”. (Luigi Pirandello)

Fique de olho nos Fake News


27/04/2018 -

Este é um ano de eleições no Brasil, e sem dúvida, estas serão totalmente influenciadas pelas mídias sociais, mais do que em todos os tempos. Até 2016, a utilização destas era restrita, e seu alcance limitado. O Brasil, na atualidade é o país com maior número de usuários no Facebook no mundo, atrás somente da Índia e Estados Unidos, mas também se destaca no Twitter e em outros aplicativos. Trump venceu nos Estados Unidos em 2016 crivado de acusações de ter se utilizado de Fake News (notícias mentirosas) em prejuízo de sua adversária Hilary Clinton. Não se crê que no Brasil haja a influência de potencias externas como no caso americano, todavia o perigo de fraude informativa doméstica por dinheiro ou convicção política é alto, pois grande parte da população brasileira sofre com deficiências educacionais. Há eleitores crédulos e ignorantes. Para fugir de notícias falsas é muito simples: É só jogar no Google e ver se tem jornais de grande circulação noticiando o caso. Se não tiver, certamente será Fake! Fique de olho!

Foto: Reprodução

COLUNISTA

Alvorino Osvaldt

Advogado e apresentador do programa Controle Geral da Rádio Camaquense.

Alagamentos e ambulantes

Um dos bons vereadores em Camaquã é Marco Longaray, sempre dedicado as questões que envolvem o bem comum! Ele foi um dos participantes do Controle Geral do último sábado e nos trouxe diversos assuntos importantes para a municipalidade. Abordou, por exemplo, a questão dos alagamentos na cidade, informando que o Prefeito Ivo está dialogando com a Universidade de Rio Grande para a realização de Estudo Hidrológico sobre as nossas dificuldades pluviais, o que por certo trará muitas vantagens para a comunidade, pois como se sabe inexistem recursos para sanar os alagamentos, e para buscá-los no Governo Federal há necessidade de projetos bem embasados. Desta forma, como os recursos da Corsan destinados para tal finalidade não foram usados para este fim, se faz necessário apelar à União. Para tal finalidade também se faz necessário um plano diretor de manejo das águas pluviais e arroios, que segundo Marco, ainda não temos. Outra questão na qual o Vereador está envolvido, é o grupo de trabalho que agrupa várias secretarias e a Câmara, Acic e Sindilojas e os ambulantes. Se pretende fazer a colocação deste tipo de comércio em local específico da cidade, eis que com a implantação do estacionamento rotativo não haverá mais a possibilidade de que fiquem à margem das vias, como até agora tem sido. O assunto está em discussão e brevemente será resolvido.

Estacionamento Rotativo pode iniciar este ano

Uma das questões que se arrasta a mais de dois anos no município é a implantação do Estacionamento Rotativo. Aprovado pela Câmara, agora já com licitação em andamento, aguarda o prazo de recursos para que a empresa vencedora possa iniciar seu trabalho na cidade. Antiga reivindicação das entidades de classe e lojistas da cidade parece que agora vai acontecer. Abrangerá o centro da cidade, onde no momento é quase impossível estacionar, tal o número de veículos que disputam uma vaga. Delimitado o perímetro que abrangerá 750 vagas e serão exploradas por empresa devidamente credenciada para realizar tal serviço. O município receberá 10% do valor arrecadado pela empresa e o inicio dos trabalhos poderá acontecer ainda este ano.

Pra você pensar:
“Uma eleição é feita para corrigir o erro da eleição anterior, mesmo que o agrave”. (Carlos Drummond de Andrade)

Camaquã (RS), 17 de setembro de 2018.

Alvorino Osvaldt

Publicidade: